Você está com fome, em trânsito e precisa de algo rápido e saboroso. Na maioria dos dias, você está armado com um refrigerador cheio de refeições e lanches, nozes, iogurte, frutas, vegetais e homus – para poder lidar com a fome quando ela bater. Mas hoje as coisas não correram como planeado e agora tens de escolher entre a miríade de fast food e restaurantes perto de ti. Uma pergunta surge: você consegue encontrar algo saudável para comer?
A resposta curta é sim. No entanto, esteja ciente de que a maioria dos itens de restaurantes (vamos usar este termo para incluir todos os restaurantes) são ricos em gordura, sódio, açúcar e calorias. E, embora possam ser convenientes, essas refeições podem prejudicar sua carteira se consumidas com muita frequência. Os restaurantes adoram adicionar muito sal à comida porque realça o sabor. O açúcar se esconde na maioria dos molhos, marinadas, molhos e molhos. Gordura extra, como óleo e manteiga, se esconde nos pratos como um meio de cozimento, bem como um componente de sabor e textura. Não é de admirar que a maioria das entradas tenha cerca de 1.000 calorias!
A boa notícia: você pode evitar essas armadilhas nutricionais. Essas dicas irão ajudá-lo a navegar pelo menu de qualquer restaurante:
Pré-ler o Menu
Graças à tecnologia, você pode ler o cardápio de um restaurante em seu site para ver o que ele tem a oferecer. A melhor hora para olhar um menu online é antes de ficar com fome, então sua fome não está dirigindo suas decisões.
Escolha Vegetais e Proteínas
Vamos falar de nutrição básica. Alimentos ricos em proteínas, fibras e água vão mais longe em saciá-lo. Esses alimentos demoram mais para serem digeridos e o manterão saciado por mais tempo. Escolha proteínas magras, como frango grelhado, peru, peixe grelhado, feijão, tofu e hambúrgueres vegetarianos. Limite o queijo e qualquer coisa maltratada ou empanada, pois esses itens geralmente são fritos.
Questões de método de cozimento
A forma como um alimento é preparado pode fazer uma grande diferença na contagem de gordura e calorias. As palavras a seguir devem ter uma bandeira vermelha ao lado delas, pois são o código para “bomba de comida”: empanado, frito, frito, cremoso, crocante, com queijo, gratinado, Alfredo, recortado. Em vez disso, procure estes termos-chave que indicam uma opção mais saudável: grelhado, assado, grelhado, torrado, grelhado, cozido no vapor, frito. Um pouco de gordura é bom, mas é melhor obtê-la de abacate, nozes e sementes, especialmente quando você não sabe que tipo de gordura eles estão usando na cozinha para cozinhar.
Tamanho da porção
Nas últimas décadas, o tamanho das porções cresceu significativamente. Provavelmente tem algo a ver com a tendência “Supersize” que fez as pessoas quererem mais comida por seu dólar. Maior sempre foi melhor do ponto de vista de valor, mas do ponto de vista da saúde, esse não é o caso. Porções maiores equivalem a mais calorias, que têm maior probabilidade de levar a um ganho de peso indesejado e a um risco aumentado de doenças cardíacas, diabetes e certas formas de câncer. Fique com o menor tamanho de porção para alimentos como hambúrgueres (júnior ou simples x duplo), sanduíches (6 polegadas x 12 polegadas) e batatas fritas. Quando se trata de vegetais, maior pode ser melhor, desde que não seja encharcado de molho. Para proteína, aponte para algo do tamanho da palma da sua mão. Para amidos (arroz, massas, batatas, pão, tortilhas, etc.) e frutas, uma porção tem aproximadamente o tamanho do seu punho. Apontar para dois punhados de vegetais.
Assista os lados
Batatas fritas. Salada de batata. Salada de macarrão, purê de batata e molho. Salgadinhos. O que todos estes têm em comum? São amidos gordurosos e salgados com muitas calorias e poucos nutrientes. Estamos todos condicionados a querer batatas fritas com nosso sanduíche, mas a gordura e o sal extras farão com que suas calças fiquem um pouco mais apertadas. Opte por um lado de frutas ou vegetais e homus ou guacamole ou simplesmente pule tudo junto.
Não beba suas calorias
Muitas vezes encontramos nossos clientes ingerindo centenas de calorias por dia de sucos aparentemente inocentes, smoothies, bebidas de café e bebidas esportivas. Sim, os sumos e os smoothies estão cheios de vitaminas, minerais e antioxidantes, mas também estão cheios de calorias e açúcar e não o vão deixar cheio. Na verdade, é mais provável que você sinta mais fome depois de beber um suco, porque os líquidos são digeridos mais rapidamente do que os alimentos sólidos. Além disso, todo esse açúcar será metabolizado rapidamente (devido à falta de fibras, proteínas e gorduras) e deixará você com um baixo nível de açúcar no sangue. A hidratação é importante e a água é uma das chaves para a saciedade (junto com proteínas e fibras). Se for difícil obter os 2 litros de água necessários por dia (ou mais se você suar muito), procure chá sem açúcar (verde ou preto) ou café, bem como água com gás para satisfazer suas necessidades.
Não tenha medo de pedidos especiais
Você se lembra da famosa cena do restaurante no filme When Harry met Sally, onde a personagem de Meg Ryan pede sua torta de maçã à la mode, mas tem todos os tipos de pedidos especiais para que ela possa comê-la do jeito que ela quer? Claro, a garçonete pode ter olhado para ela um pouco engraçada, mas o ponto é que não há problema em pedir que sua comida seja preparada de uma determinada maneira. É a sua refeição e você está pagando um bom dinheiro por ela, então por que não deveria estar certo? Para manter a gordura, o açúcar e as calorias sob controle, fique atento aos condimentos (maionese, molho para salada e molho barbecue), queijo adicionado, qualquer coisa crocante (croutons, wontons, cebola frita, batatas fritas) e acompanhamentos (veja acima). Idealmente, metade do seu prato deve ser preenchido com vegetais, com a outra metade dividida entre uma proteína magra e um grão integral. A melhor maneira de iluminar seu prato é com pimenta,
Estar atento
Se você vai escolher um hambúrguer com batata frita ou pizza em vez de uma salada ou sanduíche, certifique-se de estar presente e atento ao comê-lo e realmente apreciá-lo. Você nunca deve sentir culpa ou vergonha por comer batatas fritas ou anéis de cebola. A comida serve para nutri-lo e dar-lhe energia, não para deixá-lo de mau humor.