Em um filme de terror, muitas vezes você vê alguém aterrorizado e fugindo do psico-assassino-maníaco, enquanto inexplicavelmente olha para trás mais do que para frente. E você sabe o que acontece a seguir. Viagem. Cair. Morto.

Você se lembra de aprender a dirigir? Eu faço. Foi há cerca de 30 anos. Muito antes de eu saber o que era “fitness” ou pensar muito sobre isso. Meu instrutor de direção me ensinou algo naquela época que ressurgiu em minha mente referente ao condicionamento físico muitos anos depois. “Não olhe para o buraco ou você vai direto para ele.” O que você olha enquanto dirige é onde você sutilmente dirige o carro. Em círculos motivacionais, eles expressam desta forma: “A energia flui para onde vai sua atenção”.

Essa ideia de que aquilo em que você foca é tudo o que você vê é certamente verdadeira no mundo do fitness. Já conversei com inúmeras pessoas sobre fitness e sempre o foco é intensa e exclusivamente nos obstáculos, é para lá que vai a energia. Um foco no obstáculo significa que nenhuma energia ou ideias estão indo para soluções ou encontrando oportunidades em torno dos obstáculos.

Qual é o seu “não posso?” É a razão pela qual você diz a si mesmo que não pode se exercitar/ficar em forma/alimentar-se de forma saudável/etc. Existem infinitas variedades de “não posso” disponíveis para você. Ao longo de uma carreira de fitness de 20 anos, ouvi muitos deles, mas ainda ouço novos o tempo todo.

Quando você reclama incessantemente do motivo pelo qual não pode se exercitar, você elimina sua capacidade de ver o que pode fazer. Conheço pessoas ocupadas que tiveram sucesso com o exercício, e conheço pessoas muito menos ocupadas que não tiveram sucesso. Quase sempre a diferença fundamental está na mentalidade e na perspectiva que cada um tem em relação aos desafios da vida.

Se quisermos que haja razões pelas quais não podemos nos exercitar ou nos alimentar de maneira saudável, sempre as encontraremos.

Aqui está uma lista comum de “não posso”, e dicas sobre como mudar as perspectivas são mostradas entre parênteses.

“Não posso me exercitar porque…”

“… é apenas um momento louco na minha vida agora.” (A vida sempre será uma loucura. Aceite isso como “normal” em vez de “louco” e continue simplesmente fazendo o que puder, mesmo que tenha apenas alguns minutos por dia.)

“… Estou com uma lesão no joelho.” (Trabalhe em torno disso ou use os músculos da parte superior do corpo. 

“…estou viajando muito a trabalho.” (Fique em um hotel com academia, saia de onde está hospedado ou faça este treino curto .)

“…não moro perto o suficiente de uma academia/não posso pagar por uma academia/não possuo equipamento.” (Você não precisa de equipamento para ser saudável. Use uma rotina de peso corporal, como esta reviravolta em cinco movimentos familiares de peso corporal.)

“… Tenho família vindo para as férias e preciso limpar/fazer compras/cozinhar.” (As férias acontecem na mesma época todos os anos, então elas não podem surpreendê-lo. As pessoas sobreviverão sem sua atenção constante durante as 24 horas do dia.)

“… esta é uma estação movimentada para mim no trabalho.” (Faça menos do que sua rotina normal, mas não pare completamente. Uma das coisas mais difíceis de fazer é começar a se exercitar. Pense em como você se sentirá bem sabendo que não deixou o tempo ocupado desaparecer completamente seus objetivos de saúde.)

“… é muito difícil entrar em forma.” (É muito difícil ter e criar filhos, mas muitas pessoas fazem isso. Repetidamente. Não é fácil, mas se você acreditar que vale a pena, poderá encontrar energia para o esforço.)

“Eu não posso comer saudável porque…”

“… meus filhos/esposa/marido/namorada/namorado não comem alimentos saudáveis.” (Você é responsável por sua própria saúde e, se ama essas pessoas, alimentar-se de maneira saudável o tornará um pai, cônjuge ou parceiro mais inteligente e melhor. Explique às pessoas importantes em sua vida como sua saúde é importante e envolva-as no processo de mudança.)

“… eu não sei cozinhar.” (Então aprenda. Não é uma habilidade opcional para a vida. É maravilhoso aprender uma nova habilidade. E uma alimentação saudável não requer o treinamento de um chef. Basta começar e perceber que você cometerá um erro aqui e ali, assim como faria ao tentar qualquer outra coisa nova. Assista a alguns vídeos on-line de instruções e comece.)

“…Eu odeio vegetais/frutas/água pura” (Esta é sempre uma resposta aprendida. Os humanos nunca odeiam naturalmente aquilo que sustenta a vida. Encontre um vegetal ou fruta que você goste e comece por aí. E continue tentando (isso é muito importante). Experimentamos uma comida saudável uma vez e, se não gostarmos, nunca mais a comeremos. Experimentamos um cigarro ou álcool uma vez e odiamos – porque ambas as coisas são horrível no começo – mas continuamos tentando até gostarmos deles porque queremos.)

“… Eu amo chocolate, vinho (absolutamente não é um alimento saudável), rosquinhas, sorvete, etc., demais.” (Lembre-se de que ser saudável não significa nunca ter essas coisas novamente. Significa simplesmente que seu corpo é construído com base em seus hábitos e, como resultado, bebida diária , barras de chocolate ou rosquinhas irão corroer sua saúde porque consumir essas coisas se tornou um hábito.)

Sempre há algo que você pode fazer para aproximar sua agulha da saúde. Sempre há uma oportunidade dentro de um obstáculo, se estivermos dispostos a procurá-la.

Essa ideia é tão poderosa quando você começa a aplicá-la, e estou tão impressionado que uma empresa de fitness ( Primal 7 ) fez de “conquiste o que não pode” seu slogan oficial. 

Artigos recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *